Projeto Hidrogenoma

Autoria: DGEG em colaboração com a SYNEGE
data: 2019
Projeto Hidrogenoma

Projeto Hidrogenoma – Uma Nova Visão Estratégica para as Águas Minerais Naturais, um estudo inovador sobre o microbismo natural destes recursos hidrogeológicos, liderado pela DGEG e cofinanciado pelo POSEUR (Projeto POSEUR-03-2215-FC-000001 – Montante: 1.156.278,12€), com a duração de dois anos e meio, no qual foram abrangidas 81 águas existentes em Portugal continental: 76 são AMN e 5 estão em fase e/ou em perspetiva de qualificação. Destas, 7 foram excluídas no decorrer dos trabalhos do projeto, 74 foram alvo da análise genómica, das quais 72 são AMN e 2 são águas em fase de qualificação.
Para a realização deste projeto foi estabelecida uma parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P.) e a empresa Synege. O INIAV, I.P. é a entidade a quem foi adjudicada a realização das análises de metagenómica, constituindo um parceiro fundamental para o bom sucesso do projeto, desde a fase de amostragem, até à obtenção dos resultados. A Synege participou no desenvolvimento deste projeto na avaliação do contexto geológico, hidrogeológico e hidroquímico de cada uma das concessões hidrominerais.
Trata-se de um projeto pioneiro, pela abrangência e alvo de estudo, pela importância e amplitude de amostragem e pela originalidade metodológica, na medida em que o genoma destas águas é estudado sem exemplos ou modelos antecedentes, bem como pelo objetivo ambicioso de caracterizar todas as AMN e averiguar a sua diversidade microbiana que representa um reservatório inexplorado de novos genes e vias metabólicas que podem desempenhar um papel fundamental na saúde ambiental e humana. Para além disso, este projeto poderá constituir uma ferramenta exploratória de novas aplicações do recurso hidromineral, com elevado interesse económico.

Conscientes da variedade microbiana que possa existir nas AMN, bem como da importância que esta possa ter no funcionamento do próprio ecossistema, surgiu a necessidade de aprofundar os estudos deste tipo de águas, na área da microbiologia, e associá-los ao conhecimento já adquirido e mais consolidado da geologia e da componente físico-química.