Serviços SYNEGE
Estudos Geológicos
- Caracterização geológica, abrangendo as condições litológicas, geomorfológicas, estruturais e hidrogeológicas das áreas de estudo
- Caracterização geotécnica, incluindo parâmetros de cálculo e zonamento geotécnico das formações geológicas ocorrentes, com cortes e modelos
- Estudos de viabilidade à construção
- Cartografia aplicada – Geológica, Geotérmica e de Risco Geotécnico
- Estudos Hidrológicos e Hidrogeológicos
- Especialidades da Geologia em estudos de impacte ambiental
Hidrogeologia
Ciência que estuda a circulação e o armazenamento da água nas formações geológicas, permitindo o aproveitamento e a gestão do recurso hídrico subterrâneo. A definição das propriedades hidrogeólogicas é relevante em vários campos de actividade, tais como:
- (i) exploração da água subterrânea para fins de abastecimento doméstico, agrícola e industrial;
- (ii) climatização de edifícios através de bombas de calor geotérmica;
- (iii) gestão do recurso hídrico subterrâneo;
- (iv) estudo e remediação de contaminação;
- (v) análise e calculo das necessidades de bombagem para rebaixamento de lençóis freáticos visando a realização de escavações ou de outros trabalhos de geotecnia, arqueologia ou mineração.
A SYNEGE apresenta um vasto leque de ferramentas para definir as características hidrogeológicas das formações geológicas, aplicáveis desde a escala local (construção de captação de água subterrânea) à escala regional (modelação e gestão de aquíferos).
Determinação das características hidrogeológicas das formações geológicas para estudo de viabilidade de exploração.
Definição da localização e do tipo de captação a executar, seja para fins de abastecimento doméstico, agrícola ou industrial. Definição, através da realização de estudos e interpretação de ensaios em aquíferos, dos parâmetros hidráulicos a considerar na instalação e manutenção de uma captação, bem como das características a considerar para a respectiva bomba.
Definição de perímetros de protecção, instalação e manutenção de redes de monitorização hidrometeorológicas, quantitativa e qualitativa.
Simulação do escoamento do fluxo subterrâneo utilizando o MODFLOW (algoritmo de referência desenvolvido pelos serviços geológicos dos Estados Unidos, utilizado em tribunal e casos de litígios) e algoritmos próprios.
Geofísica
Os métodos geofísicos permitem obter informação geológica e hidrogeológica sobre o solo e subsolo a partir da medição de propriedades físicas do terreno utilizando correntes eléctricas, ondas electromagnéticas e ondas sísmicas entre outros.
Sendo estes métodos não-invasivos e de rápida implementação, possibilitam obter uma cobertura espacial do terreno maior e a menor custo do que as técnicas destrutivas clássicas.
- Hidrogeofísica- Caracterização hidrogeológica das formações geológicas:
(i) definição da estrutura e geometria pelo métodos geoeléctricos e electromagnéticos
(ii) identificação de zonas produtivas e quantificação dos parâmetros dos aquíferos pelo método de ressonância magnética.
- Geotecnia- Métodos eléctricos, sísmicos e georadar.
- Estudos de contaminação de solos e aquíferos- Métodos geoeléctricos e electromagnéticos.
Colaboramos com entidades de referência nacionais e internacionais, privadas e académicas.
Permitem obter sondagens (1D) e perfis verticais (2D) da resistividade eléctrica para detectar através dos contrastes da resistividade, falhas geológicas, zonas aquíferas, plumas de contaminação, entre ouros. As profundidades atingidas variam entre poucos metros e cerca de 250 m.
Método muito utilizado em prospecção geotécnica, nomeadamente na avaliação das condições de ripabilidade das formações e, pela sua cobertura espacial, em complemento com a informação de sondagens mecânicas. O método baseia-se nas leituras das velocidades de propagação das ondas sísmicas longitudinais (VL) nas formações geológicas ocorrentes. Os perfis sísmicos na ordem dos 35 m e os de 120 m, na ordem dos 70 m.
Método com utilização de ondas electromagnéticas, com aplicabilidade variada em geotecnia, por exemplo, na detecção de cavidades cársicas ou na inspecção de pavimentos (levantamento de espessura de camadas de aterro), e em avaliações de contaminação (detecção de cunhas salinas ou plumas de contaminação).
O único método geofísico que detecta directamente a presença de água e permite obter os parâmetros aquíferos, substituindo os morosos e onerosos ensaios de caudal. As SRM aplicam a técnica de ressonância nuclear magnética, utilizada de forma rotineira nas ciências médicas (por exemplo nas TAC). Operamos com o NUMISLITE da Iris Instruments, que tem uma profundidade de investigação de 75 m, e o NUMISPLUS com profundidade de investigação de 150 m.
Geotermia Superficial
Energia renovável e sustentável que promove a redução de custos energéticos.
- Utilizada na climatização (arrefecimento/aquecimento) e produção de águas quentes sanitárias, com aplicações em variados sectores do mercado imobiliário e industrial (habitação, hotelaria, espaços comerciais, piscicultura, agricultura, piscinas, spas, etc.)
- Sistemas sem impacto visual, independentes dos factores meteorológicos, com funcionamento estável durante todo o ano, e sem emissões nocivas para o ambiente.
- Aplicável em qualquer região do País, em estruturas novas ou já existentes, através da instalação de bombas de calor geotérmico, de modo autónomo ou em conjunto com outras tecnologias (solar, gás natural, biomassa, etc..).
Equipamento SYNEGE: - Laboratório móvel
determinação das características térmicas de cada terreno. Este laboratório móvel fornece informações muito fiáveis e permite aos técnicos da SYNEGE desenvolver instalações totalmente ajustados às necessidades energéticas de cada caso. - Dimensionamento sistemas fechados
Teste de Resposta Térmica – teste que permite a medição in situ da temperatura do terreno em repouso, da condutividade térmica do subsolo e da resistência térmica de uma estaca (BHE), permitindo o dimensionamento e projecto rigoroso de um sistema geotérmico superficial. Além do equipamento próprio (prémio Inovação Energias Renováveis 2013) para realização dos TRT, a SYNEGE tem software específico para a modelação e desenho óptimo destes sistemas. - Dimensionamento sistemas abertos
Ensaios caudal – os sistemas geotérmicos superficiais abertos envolvem a extracção e injecção de águas subterrâneas. Este tipo de sistemas exige um estudo aprofundado do cenário hidrogeológico local, envolvendo ensaios de bombagem, medição de parâmetros físico-químicos, prospecção geofísica, entre outros. A SYNEGE possui uma equipa especializada na modelação de sistemas desta natureza, bem como o software e o equipamento para o desenvolvimento destes projectos.
Análise à medida de cada caso e estudo da viabilidade de diversos sistemas (sistemas fechados verticais e horizontais, sistemas abertos e fundações termoactivas).
Elaboração de projecto e coordenação total da execução de um sistema geotérmico superficial.
Análise periódica do funcionamento de sistemas, incluindo eventual ajuste de parâmetros de funcionamento, assegurando a manutenção e a rentabilização das explorações ao longo do tempo.